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quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Resumo do livro "A SANTÍSSIMA TRINDADE A MELHOR COMUNIDADE" de Leonardo Boff.
6:54:00 PM |
Postado por
Igreja Geração de Vencedores - IGV
A Santíssima trindade é o objeto de estudo de muitos estudiosos que tentam buscar uma clareza, e compreender a relação estrutural do Pai, do Filho e do Espírito Santo que juntos são um só Deus.
É impossível iniciar uma abordagem sobre Deus sem iniciar pelo começo de tudo. Muitos afirmam que no início da criação somente a figura do Deus Pai estava presente, e que ele através do seu poder criou todas as coisas. Mas Deus não estava só na criação, Deus é um ser relacionável e mesmo antes de existir o mundo já havia uma relação de amor, igualdade e entrega do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus nunca esteve em estado se solidão na história, sempre esteve em plena comunhão. E está é uma das características primordiais da Santíssima Trindade: A comunhão.
Definir a fé em um Deus é uma tarefa muito difícil, e se torna muito mais complexo para o cristão ao tentar decifrar a fé em um Deus trino. Em busca de definições pessoas criaram teorias diversas. De um Deus que se revela em modelos diferentes, hora Pai, hora Filho e hora Espírito santo. Essa forma de pensar extingue toda a pessoalidade da trindade, e violam alguns conceitos básicos da trindade com a comunhão, o amor, a relação e a entrega. Como pode alguém se relacionar consigo mesmo, ou amar a si próprio sem a figura do próximo, se relacionar sozinho e se entregar para si mesmo?
É certo que a explicação da Santíssima trindade não é algo simples, antes, foge a toda lógica humana. A ciência não encontra definições para Deus, por isso o considera algo abstrato e irreal, a matemática é limitada de mais para definir a triunidade de Deus, ou seja, o mesmo Deus em uma essência e três pessoas diferentes que formam apenas um.
A trindade é a maior expressão de comunhão que existe. A comunhão do Pai, com o filho e com o Espírito Santo que é repleto de amor, onde um está dentro do outro e não age sem o outro, onde todos tem prazer na comunhão e na entrega ao próximo servem para a humanidade como exemplo. Se o homem olhasse mais para Deus e enxergasse a perfeição da trindade certamente o mundo seria melhor. Pessoas se relacionariam sem a ambição de serem melhores do que a outra, sem brigarem pelo poder sobre os demais, sem conflitos e acima o homem aprenderia a viver pelo próximo.
Infelizmente o homem não encontrou o colírio da santidade para que possa ver a Deus como Ele é. E em toda a história da humanidade, é possível ver o homem fazendo leituras de Deus segundo o seu bel- prazer, e usando a figura divina para justificar seus planos e suas vontades.
A forma que Deus foi observado, serviu modelo para a humanidade implementar algumas das piores feridas da sociedade. E alguns comportamentos sociais foram derivados deste posicionamento em relação a Deus como:
O autoritarismo político: Usou como exemplo a ideia de um Deus no céu, rico em autoritarismo e arbitrariedade que dava ordens e o povo obedecia. Um deus pouco preocupado com a opinião do próximo. Assim o homem político fundamentou seu comportamento e tinha a arbitrariedade e o autoritarismo deste deus como o modelo para suas atividades.
Autoritarismo religioso: Conduziu a ideia de uma única religião verdadeira já que existe um único salvador, e já que existia um único salvador, era necessário um único líder para representá-lo. Daí surgiu o sistema monárquico das igrejas, onde o topo da pirâmide é o objetivo dos homens, devido à legalidade de realizar aquilo que quer sem ser questionado, já que se trata do representante legal de Deus na terra.
Paternalismo social: A partir desde raciocínio, o povo criou a ideia de um Deus que supre todas as necessidades, ignorando até o esforço por aquilo que está ao alcance humano. Este pensamento está baseado na figura de um pai que faz de tudo pelo filho sem que ele tenha o trabalho de fazer absolutamente nada.
Machismo familiar: Devido à atribuição dada a Deus com Deus- Pai gerou-se um comportamento machista na sociedade, onde o homem deveria ser o detentor de todo o poder, autoridade e responsabilidade. Com isso o machismo foi introduzido no cristianismo, seguindo a ideia de um Deus masculino e que condicionou o homem o todo o poder e a mulher a submissão em todas as coisas.
O homem deve encontrar em sua busca na descoberta de deus um equilíbrio. Não pode haver preferência por uma ou duas pessoas da trindade, porque os três são somente um. Todos possuem o mesmo poder, a mesma força, a mesma autoridade, porém agem de forma diferente, mas nuca individual. Sempre estão agindo em comunhão. Onde está o Pai, ali está o filho, e está também o Espírito santo.
Fritjof escreveu assim:
“A física moderna mostrou que não podemos mais falar de partículas elementares, como átomos, núcleo e hadrions. Na nova visão, o universo é concebido como uma teia de eventos sempre inter-relacionados, todos os fenômenos naturais estão interligados, de sorte que nenhum pode ser explicado por si sem os outros. É o reflexo da pericórese divina dentro da criação”.
Desde a fundação do planeta há aparições da santíssima trindade. O Deus trino se revela ao homem desde o início do mundo. Ele se revelou na família através do seu amor, na sociedade através da organização, da compaixão e da comunhão e na vida, morte e ressurreição de Jesus. Mas uma brilhante ilustração da revelação divina foi feita por Irineu ao escrever: “O Filho e o Espírito Santo constituem as duas mãos pelas quais o pai nos toca, nos abraça e nos molda cada vez mais à sua imagem e semelhança”.
O Filho e o Espírito Santo foram enviados ao mundo a fim de nos introduzirem na comunhão trinitária. A fazermos parte do contexto de comunhão e relacionamento com Deus.
No antigo testamento o Espírito Santo também aparece, mas lá ele está personificado por adjetivos dados pelos judeus que ainda não tinham a teologia do Espírito Santo.
Existem pelo menos três personificações no antigo testamento sobre o Espírito Santo: A primeira foi a sabedoria, a segunda foi a palavra de Deus e a terceira foi a força de Deus.
Apesar de haver revelações do espírito santo em toda a bíblia, inclusive no antigo testamento, existia um vazio muito grande na igreja cristã dos primeiros séculos no discurso sobre a terceira pessoa da trindade. Isso fez com que a Igreja sobrevivesse durante séculos sem uma doutrina estabelecida sobre o assunto.
Contudo, o Espírito santo se manifestava cada vez mais na Igreja, e de forma cada vez mais explícita, produzindo nos fiz um conhecimento empírico sobre o Espírito Santo.
No ano de 381 no concílio de Constantinopla foi definida a doutrina da santíssima trindade. Preparando então um campo para os teólogos desenvolverem suas teorias sobre a pessoa do Espírito santo.
Depois de aproximadamente cento e cinquenta anos de reflexões, a igreja fixou palavras- chaves que possibilitam expressar a fé na santíssima trindade.
A igreja falou sobre a natureza divina uma e única, e afirmou ser a essência de deus em aspectos dinâmicos que englobam as três pessoas da trindade.
Pessoa segundo eles é o que distingue em Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Processões é que fala da ordem e da maneira que as pessoas da trindade procedem.
Relações são as conexões que existem entre as pessoas da trindade, ou seja, as três pessoas interligadas como um só.
Missões são o que a igreja definiu para designar a presença das pessoas da trindade dentro da história. Cada pessoa da trindade teve sua ação pessoal na história. Deus Pai na criação do mundo, O Espírito santo na fecundação de Jesus Cristo, e o Filho na redenção da humanidade. Mesmo aparecendo na história às atuações individuais, todas as três pessoas da trindade estavam presentes, participando de todos os feitos da história, tanto no passado, quanto no presente e também no por vir.
É importante para o homem, compreender a asexualidade de Deus, já que o mesmo é um ser espiritual. Deus como afirmou o papa João Paulo I é tanto o Deus- Pai quanto o Deus-Mãe. Porque tanto as características paternas quanto as características maternas são atributos de Deus. Estas características estão presentes também no Espírito Santo e em Jesus (O Filho).
A expressão de um Deus trino é para o mundo uma profunda revelação de aspectos e características que devem ser seguidas. Tudo que Deus faz é seguido por um propósito e tudo que Ele é serve como exemplo e como revelação da sua vontade para o homem. Certamente, o homem quando se permite olhar para a beleza da trindade, produzirá frutos de justiça que serão percebidos na família, na sociedade, na igreja.
Se pudermos afirmar que a família, a sociedade e a igreja são alicerces estruturais da humanidade, o homem que se inclina para Deus e tem como exemplo as três pessoas da trindade é capaz de produzir aspectos de mudanças e contribuirá para um mundo melhor.
Will Nascimento,
Will Nascimento,
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